domingo, 8 de março de 2015

Fichamento



FICHAMENTO COMENTADO
SER PROFESSOR: AVALIAR E SER AVALIADO




     Segundo a autora, a avaliação segue uma tarefa escolar inscrita num conjunto de práticas sociais que tomam o conhecimento como meio para manipular e dominar o mundo, fazendo-o funcionar segundo as determinações de um sujeito a-histórico, que conhece para prever os fenômenos e para controlá-los. 
 
Comentário
 
o ato que esta sendo abordado pela autora é uma forma de classificação, não sendo estimulador o uso dessa pratica para os alunos, pois o objetivo do professor e ensinar a todos e não apenas a um determinado grupo especifico.

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     A autora nos chama a atenção que no cotidiano escolar, avaliando e sendo avaliada, a professora vai aprender duas lições contraditórias: é preciso classificar para ensinar; e classificar não ajuda a ensinar melhor, tampouco a aprender mais, pois, classificar produz exclusão e para ensinar é indispensável incluir. 
 
Comentário
 
     Esta forma de excluir para ensinar é comum ver em muitas escolas, tornando uma especie de hierarquia separando os alunos que não aprende dos demais. Acredito que seja uma mal pratica, por está fazendo essa separação, a escola está negando condições iguais a seus alunos.

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     Existir um tipo de hierarquia, onde a avaliação vem marcando, expondo, classificando e excluindo os alunos e alunas que não aprendem, os professores e professoras que não ensinam, as famílias que não colaboram e os funcionários que não têm competência, jogando luz sobre o que não fazem e demonstrando suas incapacidades. A avaliação joga para uma zona opaca e silenciosa as questões que podem nos ajudar a compreender e a interagir sobre a prática pedagógica. Ressaltando a negação, o que se nega é a própria potência da escola e dos processos emancipatórios que ali se realizam.

Comentário:

     Nesta conjuntura abordada pela autora quando a professora avalia ela também é avaliada. Sendo na forma de uma avaliação formativa, pois o que é avaliado nos alunos são as habilidades e competências que os alunos irão adquirir ao longo do processo e que tem que estar de acordo com os objetivos que foram traçados. 
 
Referência: 
ESTEBAN, Maria Teresa. Ser Professora: avaliar e ser avaliada. In: ESTEBAN, Maria Teresa(org.). Curriculo e avaliação. 2.ed.São Paulo, Cortez, 2005, P.13-37.

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