FICHAMENTO COMENTADO
SER
PROFESSOR: AVALIAR E SER AVALIADO
Segundo
a autora, a avaliação segue uma tarefa escolar inscrita num
conjunto de práticas sociais que tomam o conhecimento como meio para
manipular e dominar o mundo, fazendo-o funcionar segundo as
determinações de um sujeito a-histórico, que conhece para prever
os fenômenos e para controlá-los.
Comentário:
o
ato que esta sendo abordado pela autora é uma forma de classificação,
não sendo estimulador o uso dessa pratica para os alunos, pois o
objetivo do professor e ensinar a todos e não apenas a um
determinado grupo especifico.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A
autora nos chama a atenção que no cotidiano escolar, avaliando e
sendo avaliada, a professora vai aprender duas lições
contraditórias: é preciso classificar para ensinar; e classificar
não ajuda a ensinar melhor, tampouco a aprender mais, pois,
classificar produz exclusão e para ensinar é indispensável
incluir.
Comentário:
Esta
forma de excluir para ensinar é comum ver em muitas escolas,
tornando uma especie de hierarquia separando os alunos que não
aprende dos demais. Acredito que seja uma mal pratica, por está
fazendo essa separação, a escola está negando condições iguais a
seus alunos.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Existir
um tipo de hierarquia, onde a avaliação vem marcando, expondo,
classificando e excluindo os alunos e alunas que não aprendem, os
professores e professoras que não ensinam, as famílias que não
colaboram e os funcionários que não têm competência, jogando luz
sobre o que não fazem e demonstrando suas incapacidades. A avaliação
joga para uma zona opaca e silenciosa as questões que podem nos
ajudar a compreender e a interagir sobre a prática pedagógica.
Ressaltando a negação, o que se nega é a própria potência da
escola e dos processos emancipatórios que ali se realizam.
Comentário:
Nesta
conjuntura abordada pela autora quando a professora avalia ela também
é avaliada. Sendo na forma de uma avaliação formativa, pois o que
é avaliado nos alunos são as habilidades e competências que os
alunos irão adquirir ao longo do processo e que tem que estar de
acordo com os objetivos que foram traçados.
Referência:
ESTEBAN,
Maria Teresa. Ser Professora: avaliar e ser avaliada. In: ESTEBAN,
Maria Teresa(org.). Curriculo e avaliação. 2.ed.São Paulo, Cortez, 2005,
P.13-37.
Nenhum comentário:
Postar um comentário